Profissionais

 

 

CORPO TÉCNICO

A MK2R é uma empresa de consultoria dos Setores Ambiental e Agrícola, com objetivo específico a utilização de resíduos orgânicos com potencial agronômico.

O grande diferencial da MK2R é a vasta experiência de seus profissionais, que atuam no mercado há mais de vinte anos, sendo os pioneiros no Brasil na utilização de resíduos orgânicos industriais em fertilizantes orgânicos.

Tem como foco o dimensionamento, projeto, implantação e gestão de Unidades de Compostagem de grande Escala, principalmente no modelo “on site” (dentro da empresa geradora) desde a fase de pré-levantamento até o licenciamento junto aos Órgãos Ambientais, de Registro de Produtor e Produto frente ao MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a operação e/ou gestão do processo. Seus Diretores, Eng. Agr. Katia G. Beltrame e Eng. Moacir Beltrame, foram os fundadores da Bioland Indústria e Comércio de Composto Orgânico Ltda., empresa pioneira em Compostagem de resíduos de origem industrial em larga escala no Brasil.

Dirigiram a mesma por 13 anos, desde a fase de projetos, até o licenciamento e toda operação da mesma. Foram também os projetistas e licenciadores da Ecomark Indústria e Comércio de Composto Orgânico Ltda., empresa do Grupo Corpus, situada em Elias Fausto/SP.

Por 03 (três) dirigiram a Unidade de Compostagem da BSC (Brasil Specialty Cellulose), em Camaçari/BA para a empresa Proactiva do Brasil (Grupo Veolia), sendo responsáveis pelo primeiro Registro de Produto feito a partir de resíduos de indústria de Papel e Celulose no Brasil.

Dirigiram por 03 (três) o Departamento de Compostagem da Ambitec (Direções Técnica e de Desenvolvi- mento), empresa do Grupo Ambipar, com Centrais de Compostagem “on site” dentro das empresas SUZANO Papel e Celulose (Unidades de Anhembi/SP e de Mucuri/BA) e International Paper do Brasil (Unidades de Mogi Guaçú/SP e Luiz Antonio/SP).

 

Eng. Agr. Katia Beltrame

 

Formação

Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo. Mestrado em Microbiologia Agrícola pela mesma Instituição de Ensino.

Atividades Correlatas

• Assumiu diversos cargos, entre eles, Diretora Técnica de Fertilizantes Orgânicos (compostagem), Diretora Técnica de Meio Ambiente e Vice- Presidente na ABISOLO (www.abisolo.com.br), entre 2.004 e 2.014;
• Membro da Câmara Ambiental da Indústria da FIESP;
• Membro do Conselho Técnico da ABISOLO;
• Proferiu dezenas de palestras e aulas, em eventos diversos, no Brasil e exterior, tanto para Indústrias, como para Universidades;
• Foi Professora Convidada no Curso de Pós Graduação da ESALQ/ USP;
• Escreveu diversos artigos técnicos contribuindo para revistas;
• É coautora de diversos livros técnicos do setor.

Prêmios Ambientais

• COMDEMA (Piracicaba);
• BRAMEX – Câmara de Indústria, Comércio e Turismo BRASIL – MÉXICO;
• VON MARTIUS – Câmara de Comércio e Indústria BRASIL – ALEMANHA;
• MONÇÕES – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP).

Eng. Civil Moacir Beltrame

 

Formação

Engenheiro Civil pela EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba).
MBA em Gestão Empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas.

Atividades Correlatas

• Diretor do Departamento de Meio Ambiente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo);
• Diretor Titular Regional da FIESP em Piracicaba;
• Presidente do Conselho Consultivo Regional SESI/SENAI de Piracicaba;
• Diretor da ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba);
• Conselheiro Titular do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba);
• Membro do Conselho Técnico da ABISOLO;
• Membro do Conselho Consultivo da Agenda 21 de Piracicaba.

Eng. Agr. Fábio Vale

Consultor Associado

 

Formação

Engenheiro Agrônomo pela UNESP, com Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela ESALQ/USP.

Experiência

Experiência de mais de 25 anos nas áreas de Fertilidade do Solo, Nutrição de Plantas, e Fertilizantes e Fertilizações.
Experiência com atividades relacionadas à pesquisa, extensão, docência e treinamentos. Envolvido em pesquisas em laboratório, casa-de-vegetação e campo, objetivando avaliar o efeito da nutrição mineral na produtividade e qualidade de culturas de interesse agrícola. Experiência de 18 anos em empresas comerciais do agronegócio.
Avançados conhecimentos referentes à fertilidade do solo, principalmente com metodologias de análises, interpretação dos resultados, e adequação de recomendações de correção do solo e de adubação, visando uma adequada nutrição mineral das culturas, focando em soja, milho, café, citros, cana-de-açúcar, algodão, feijão, além de olerícolas e fruticultura em geral.
Durante a carreira profissional agregou conhecimentos diferenciados em relação à fertilizantes, com grande experiência nos conceitos teóricos e práticos de produção, análises laboratoriais, controle de qualidade, e eficiência agronômica dos principais fertilizantes encontrados no mundo.

Eng. Ambiental Mariana Beneventi

Consultora Associada

 

Formação

Engenheira Ambiental formada pela Pontifícia
Universidade Católica de Campinas (PUC)
Pós-graduada em Gerenciamento Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP)
Pós-graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)
Cursando Direito na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Experiência

Auditora Interna ISO 19011:2002; ISO 9001:2008, OHSAS 18001:2007 e ISO 14001:2004
Auditora Líder Bonsucro Production Standard and Mass Balance Chain of Custody Standard, London UK
Experiência na área de Meio Ambiente, Sustentabilidade, Segurança do Trabalho, Jurídico Trabalhista e Saúde Ocupacional, atuando diretamente na elaboração, no desenvolvimento e acompanhamento de projetos.
Expertise em condução de inspeções, auditorias, execução de processos, elaboração de pareces técnicos, bem como em implantação de indicadores e avaliação de impactos ambientais e trabalhistas.